Para. Escuta. Olha

Para , escuta e olha. Quem nunca ouviu esta expressão? Essa mesmo que nos ensinam desde crianças para verificar se não existe perigo à nossa volta e se podemos por exemplo atravessar a estrada ou a linha do comboio.
No entanto, esta expressão para mim sempre significou algo mais.
Na vida nós precisamos de seguir estas 3 regras.
Precisamos parar. Parar para pensar, para absorver, para analisar a situação. O que estamos a fazer ? Porque estamos a fazer? O que queremos realmente fazer? O "Para " serve nada mais nada menos para vermos o todo.
Precisamos de escutar. Escutar aquilo que nos dizem e o que não nos dizem. Escutar o verdadeiro significado das palavras, as palavras ocultas, as entrelinhas. É preciso escutar o nosso coração mas também a nossa cabeça. Escutar aquilo que as outras pessoas nos dizem e aquilo que nós dizemos às outras pessoas.
Precisamos de olhar. Sem dúvida , esta é a que dou mais atenção. Observar o mundo. As expressões em cada face, os significados de cada gesto , a história por detrás de uma pessoa. Olhar e ver o que se anda a passar. Olhar e saber decifrar.
Parar, escutar e olhar. Somos instruídos a esta expressão tantas vezes que acabamos por deixar de lado como todos os espaços vazios e pontas soltas que ficaram por desvendar. Tudo isto porque não paramos para ver e fazemos ouvidos surdos.
Quem atravessa a rua sem obedecer a estas regras arrisca-se a nunca saber o que aconteceu. O mesmo acontece com a vida. Porquês e razões, ações e consequências que ficaram esquecidos no fundo da nossa mente.
Para , escuta e olha por ti, para ti e para o teu redor.


CONVERSATION

6 comentários:

  1. Primeiro devemos sempre olhar primeiro para nós próprios :)
    R. Obrigada *

    ResponderEliminar
  2. É exatamente isto! Porque tudo aquilo que nos ensinam é capaz de transportar uma mensagem subliminar.

    r: Que querida, muito obrigada *.*

    ResponderEliminar
  3. Que texto tão simples e bonito. Levo muito a sério o cumprimento destas três regras, simplesmente porque devemos levar a vida a sério. Não é que não possa ser divertida ou por vezes irreflectida, porém, andamos mais longe porque paramos, escutamos e olhamos. Isto move o mundo, e eu acredito piamente nisso! Um beijinho para ti :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei o texto. Realmente não damos a devida atenção às coisas à nossa volta e nunca vemos a verdadeira beleza delas.
    Ganhaste uma nova seguidora :D
    Beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha pensado na expressão dessa forma. Genial, muitos parabéns por este teu texto simples mas com tanto significado :).
    Gostei do teu blog, segui :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. CVoncordo, este texto é tão inspirador :)

    ResponderEliminar

Seguidores