Passado

Querido Passado…
Gostava de te poder apagar, porém trazes contigo momentos as quais eu queria voltar a viver. Trazes momentos inesquecíveis nos dois sentidos.
És o vizinho chato que não para de tocar à porta da minha mente. És tu, que me trazes o infinito de recordações, falas, gestos e olhares no silêncio da noite ou na confusão do dia. Fazes questionar-me porque não deu ou porque não podemos voltar atrás.
Vestes-te de várias formas. Encontro-te nos sonhos mágicos e nos pesadelos horrendos. Encontro-te nas fotografias espalhadas pela casa. Encontro-te nas palavras escritas nesse caderno antigo ou nalgum pedaço de papel. Encontro-te nas memórias, nas músicas, nas paisagens, nas pessoas. Encontro-te em mim.
Chamas-te passado mas estás sempre presente.
Não te posso enterrar por inteiro porque és meu, e possuis coisas valiosas, tesouros. Conténs o teu lado bom e o lado mau. Não te posso enterrar porque não quero.
Olho para ti e vejo a minha evolução e de todos os que estão ao meu redor. És quem me atormenta, me sobressalta e me dá dores de cabeça mas és o meu “abre-olhos” a muita coisa. Ensinaste-me que vamos cair, vamos errar, mas vamos superar. Tudo acaba por passar, assim como a tempestade no mar.
Não mudava nada e nem voltaria atrás para mudar alguma coisa. Voltava atrás para poder reviver, para voltar a sentir, para não sentir agora a nostalgia e os pedaços que deixaste pelo caminho. Quando menos espero, lá estás tu, esse toc toc insistente que martela tanto quanto um coração pode bater.
Passado, eu não te odeio, mas também não te venero. Contudo só tenho que te agradecer porque sem ti não seria o que sou hoje. Tudo o que vivi, tudo o que aprendi, todas a lições dadas aprendi contigo.
“Não podemos mudar o passado , apenas aprender algo com ele.”


CONVERSATION

15 comentários:

  1. Que texto bonito! E tão verdade!
    O passado andará sempre connosco, e se há certas coisas que desejaríamos não nos lembrarmos, por outro lado é importante relembrá-las para aprender com os erros.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Que belo texto, o passado vai fazer sempre parte da nossa vida!E aprendemos sempre com ele :)

    ResponderEliminar
  3. O passado será sempre uma parte da nossa história. Não nos define por completo, mas marca-nos até ao fim.

    ResponderEliminar
  4. r: Fico mesmo chateada com estas coisas, fogo... Não têm vida, têm que falar dos outros!... Que irritação.

    (Não sei porque não te seguia... sorry, hehe)

    ResponderEliminar
  5. O passado traz sempre algum ensinamento para o nosso presente e futuro :)
    Gostei muito do teu texto! :)

    ResponderEliminar
  6. "Passado, eu não te odeio, mas também não te venero." Podia ser minha esta frase!

    ResponderEliminar
  7. Quem me dera a mim poder apagar o meu passado,ou então,voltar atrás no tempo e não cometer os erros que cometi no passado!! Boa semana para ti e muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  8. Encontrei o teu blog hoje e adorei mesmo! Escreves muito bem :) estou a seguir!

    ResponderEliminar
  9. O passado faz parte de nós e, felizmente ou infelizmente, não o podemos apagar.

    ResponderEliminar
  10. Não podemos mudar o passado, mas podemos aprender muito com ele! (:

    ResponderEliminar
  11. Ohh, obrigada!

    O passado fica no passado, não há nada que possamos fazer para ser diferente por isso temos que aceitar e até tirar lições de lá para não voltarmos a fazer :)

    ResponderEliminar
  12. R: O primeiro episódio não é de todo nada de especial! Aliás, eu considerei-o super confuso e achei que faltava mostrar outras cenas para se perceber, mas fazes bem em ir espreitar ahahah

    ResponderEliminar
  13. r: caso queiras tirar 'dúvidas' específicas sobre a universidade diz :p

    ResponderEliminar

Seguidores