Uma viagem sem viajar (Ler é...)

Eis uma parte de mim…
Sou apaixonada por livros, porém sei que nem todo o mundo o é. Talvez achem uma seca ou simplesmente não tenham tempo para este tipo de pausas.
Ler não é apenas fixar os olhos numa folha escrita e percorrer os olhos numa grande quantidade de letras e frases. É muito mais do que isso.
É entrar num mundo dos sonhos, uma realidade ilusória ou melhor num mundo alternativo.
Quando leio, perco-me. Perco-me nas personagens, nas paisagens criadas ,nos cenários e nos detalhes. A melhor parte de ler é visualizar toda a história como um filme na nossa cabeça e as personagens ganham uma magia especial pois são inventadas por nós. São as nossas personagens ali naquelas palavras.
Ler é parar no tempo e no espaço. Não ficasse eu duas horas a ler de seguida (culpada)
Ganha-se uma espécie de apego por cada personagem de cada livro. Ganha-se sentimentos pelas mesmas.
Claro que tudo isto só acontece se tivermos a ler um livro que gostemos e que seja bom.
Entendidos chamam-lhe gosto e cada pessoa é diferente de uma outra, por isso cada um tem o seu estilo de leitura, tal como a música. Eu, por exemplo, gosto de livros românticos (eu sei…) mas com mistério à mistura. Da mesma forma que me encantam os filmes que não conseguimos prever o final, o mesmo acontece com os livros. Gosto de livros que não são previsíveis, que nos fazem agarrar e querer “devorá-lo “ em poucas horas.
Ler é fascinar-se com cada gesto, olhar, mania, defeitos e qualidades. São lágrimas que viram sorrisos ao virar de uma página e ódio que vira amor noutra. Ler é apaixonarmo-nos por cada personagem sempre um bocadinho mais, cada vez que voltamos a ler. É querer ler horas sem parar até que nos arranquem o livro das mãos.
Para muitos, uma coisa sem sentido, para mim o que mais sentido há na minha vida.
Ler é saudade que fica e nostalgia que se instala quando terminamos um livro.
Enquanto na escrita eu exprimo-me, na leitura é ela que se expressa em mim.
Por entre linhas cheias de letras, eu encontro-me.
Ler é transportar-nos no tempo.
Ler é viajar sem viajar.

E vocês, gostam de ler? Qual o vosso tipo de livro preferido?


    Fotografia da minha autoria. Não utilizar sem aviso prévio, por favor.

 

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Adoro ler e acho que é algo que nos faz muito bem. Infelizmente o ano passado foi o que li menos pois o tempo não me permitiu. Este ano espero recuperar!

    ResponderEliminar
  2. gosto de ler, mas não tenho tipo muito tempo (nem paciência - confesso), para tal. mas é um objetivo que tenho para este ano, ler mais :)

    ResponderEliminar
  3. Apaixonei-me pela leitura tarde, mas agora é das coisas que mais amo fazer!

    ResponderEliminar

Seguidores